sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Lamborghini Murciélago
O tão aguardado lançamento do próximo Lamborghini aconteceu no Salão de Frankfurt 2001. Sob o nome de Murciélago, um possante touro que teve a vida poupada na arena, a 5 de Outubro de 1879, algo apenas concedido a animais que tenham mostrado grande coragem e espírito em luta, por parte do famoso matador Rafael Molina e que veio a dar origem à linhagem Miura.
O Murciélago, que também significa “morcego” em espanhol, foi criado já sob a alçada da Volkswagen, que adquiriu a casa de Ferruccio Lamborghini em 1998. O conceito utilizado na sua concepção foi o mesmo que pauta a longa história da Lamborghini, que se iniciou com o 350 GT apresentado em 1963, um Coupé de dois lugares com um motor de 12 Cilindros em "V" montado em posição central, um verdadeiro super-esportivo.
Em relação ao design, é óbvio o toque alemão nas linhas, sem quaisquer apêndices aerodinâmicos visíveis, estando tudo perfeitamente harmonizado e coerente. O resultado é toda uma estrutura em aço tubular de secção quadrangular (algo estranho tendo em conta que seria de esperar qualquer coisa mais atual como uma estrutura monocoque em carbono ou a já reconhecida estrutura em alumínio “Audi Space Frame”) com inserções em carbono fixadas por rebites, e que é coberta por painéis moldados em fibra de carbono à exceção do teto e das portas, que são em aço (estas últimas abrem para cima, rodando sobre um eixo por cima das rodas). A rigidez torsional de todo o conjunto supera os 20 000 Nm/º contribuindo para uma agilidade e um comportamento de alto nível, diminuindo os ruídos no interior.
Na frente, extremamente baixa se destacam as entradas de ar quadradas de grandes dimensões. Os faróis trapezoidais dão origem a duas linhas que vincam o capô e se prolongam até o pára-brisas o qual segue suavemente o contorno da frente, não alterando praticamente nada a sua inclinação. Lateralmente essa ideia é reforçada pelo sutil elevar da linha inferior dos vidros, sendo a superfície envidrada muito pequena, a qual é interrompida por duas entradas de ar traseiras, que tomam forma em duas asas laterais dinâmicas.
É de forma a maximizar a aerodinâmica que a Lamborghini desenvolveu um sistema a que chamou VACS (Variable Air-flow Cooling System). Assim, o sistema controla a abertura das entradas de ar - de acordo com as necessidades do motor e a temperatura exterior - em até 20º, podendo ainda o motorista, caso ache necessário, mantê-las permanentemente abertas pressionando um botão colocado no painel. Na traseira foi fixado um pequeno spoiler que permanece recolhido até os 130 km/h. Entre os 130 e os 220 km/h eleva-se segundo um ângulo de 50º e a partir dos 220 km/h eleva-se ao máximo com um ângulo de 70º.
O motor é um 12 Cilindros em "V" a 60º com 6,2 litros (6192 cc) fabricado inteiramente em liga de alumínio, capaz de gerar 580 cv de potência a 7500 rpm e um torque de 66,3 kgfm a 5400 rpm e que consegue cumprir à risca todas as limitações de emissões poluentes. Ao contrário do Diablo, a lubrificação neste 6,2 litros é feita com cárter seco, o que permitiu baixar a altura do motor em 50 mm, baixando assim o centro de gravidade. A distribuição do torque é otimizada em qualquer regime de rotação através da adoção de uma admissão de geometria variável e por um acelerador do tipo “drive-by-wire”, controlado eletronicamente.
A Transmissão é feita através de uma caixa de seis marchas colocada à frente do motor e da mesma forma que no Diablo VT, ela é integral permanente com diferencial central viscoso com autoblocante à frente de 25% e atrás de 45%. De qualquer modo, existe um controle de tração eletrônico que atua sobre o motor.
A Suspensão é de triângulos duplos sobrepostos nas quatro rodas, com os braços em aço e controle eletrônico dos amortecedores hidráulicos, permitindo um ajuste manual (pode-se elevar a altura da frente em 45 mm a baixas velocidades). No eixo traseiro existem duas molas por roda, estando montadas coaxialmente com os amortecedores, na frente permanece o esquema de uma mola por roda. Existe ainda um sistema que controla a suspensão em aceleração e em frenagem (“Antidive” e “Antisquat”), garantindo uma melhor estabilidade.
As rodas são de liga de alumínio com dimensões de 8,5 x 18’’ para a frente e de 13 x 18’’ para a traseira, sendo revestidas por pneus da Pirelli P Zero “ROSSO” de medidas respectivamente 245/35 ZR 18 e de 335/30 ZR 18. Para parar este super carro, capaz de acelerar dos 0-100 km/h em 3,8 segundos e ultrapassar os 330 km/h, existem quatro discos de freio, nos quais atuam pinças de quatro cilindros e são controladas por dois circuitos hidráulicos independentes nas rodas da frente e nas rodas de trás.