Diz a lenda que a Lamborghini surgiu de uma desavença entre Ferruccio Lamborghini e Enzo Ferrari. Ferruccio possuía uma Ferrari 250 GT e percebeu que havia uma falha na embreagem do carro, mas quando foi notificar Enzo do ocorrido, este disse que ele não sabia dirigir uma Ferrari e que deveria dirigir os tratores que fabricava. Bravo com o tratamento recebido, chegou em sua casa e desmontou a embreagem do carro e notou que era o mesmo fornecedor de seus tratores. Após arrumar a embreagem com uma de suas peças, Ferruccio decidiu bater Enzo em seu campo.
Em 1963 criou então o Lamborghini 350 GTV, que graças ao grande volume de vendas, conseguiu verba suficiente para se lançar no seguimento de super esportivos. Em 1966 cria o Miura, a partir desse carro os nomes são referentes a touradas.
Em 1972 a Lamborghini passa por momentos difíceis quando uma grande remessa de tratores é cancelada, obrigando-a a vender a divisão de tratores para a FIAT e posteriormente foi vendida à SAME.
Após a marca estar em posse de vários investidores é finalmente vendida para Chrysler, que após passar por problemas financeiros a vende para uma empresa da Indonésia. Em 1998, a Audi compra a Lamborghini e é nesse momento que a Lamborghini lança um carro mais avançado tecnologicamente, a Murciélago.