terça-feira, 3 de julho de 2012
Novo BMW X1 dividirá plataforma com o Mini 2013
Na onda dos modelos globais, a próxima geração do BMW X1, que deverá chegar ao mercado mundial em 2015, dividirá plataforma com o novo Mini Cooper 2013 (veja foto abaixo de uma unidade em teste, divulgada na semana passada por sites estrangeiros).
Apesar de ter um porte maior ao do carrinho britânico, o grupo alemão (proprietário das duas marcas) pretende reduzir os custos de produção de alguns de seus modelos. Tanto é que a próxima geração do Série 1 (modelo que foi mostrado no Salão de Frankfurt do ano passado e acabou de chegar ao Brasil) também usará a mesma base estrutural.
processo, uma grande alteração técnica nos modelos também deverá ocorrer. Atualmente, tanto o BMW X1 como o Série 1 são veículos de tração traseira. Com a adoção desta nova plataforma, assim como o Mini Cooper 2013, eles passariam a ser de tração dianteira. Outro benefício será um real aumento do espaço interno, já que os engenheiros e projetistas ganhariam as medidas hoje utilizadas pela barra transversal do motor.
Outra novidade está no propulsor. Apesar de perder um pouco de seus apelos esportivos, característica explorada no crossover de entrada que é vendido hoje, o X1 ganharia um novo motor quatro cilindros bi-turbo, podendo receber até um três cilindros em alguns mercados.