quinta-feira, 6 de junho de 2013
RECALL ATINGE 242 MIL TOYOTA PRIUS E LEXUS HS 250H
A Toyota anunciou recall de cerca de 242 mil unidades dos híbridos Prius e Lexus HS 250h em diversos países. A montadora detectou uma falha no sistema de freios que pode prejudicar o tempo de frenagem e, consequentemente, causar um acidente. Nenhuma unidade brasileira do Prius está envolvida no chamado e o Lexus HS 250h não é vendido por aqui.
A montadora detectou que uma falha no acumulador de pressão dos freios pode levá-lo a quebrar e liberar gás nitrogênio no fluído do freio. Apesar dos riscos, a Toyota afirma que nenhum acidente foi registrado por conta do defeito. O procedimento prevê a substituição da peça por uma nova, o que dura cerca de três horas.
O país mais afetado é o Japão, onde estão 113.550 unidades do Prius. Também foram convocadas 81.570 unidades do híbrido da Toyota nos Estados Unidos e 4.941, no Reino Unido. Outros 5.030 proprietários norte-americanos terão que levar seus Lexus HS 250h de volta à concessionária para atender ao chamado. O chamamento do Prius não afeta os consumidores brasileiros, já que as unidades afetadas foram produzidas entre março e outubro de 2009, período em que o modelo não era vendido por aqui.
Esta não é a primeira vez que os modelos híbridos tem que voltar à oficina para corrigir um problema. Em 2010, outras 437 mil unidades dos mesmos Prius e HS 250h tiveram umproblema detectado em um software de gerenciamento do sistema de freios. No mesmo ano, outros 650 mil tiveram uma falha detectada no sistema de arrefecimento.