Nenhum carro gosta de ser classificado como "de mulherzinha". Mas o novo Audi A3 Sportback, terceira geração do compacto da marca alemã (a primeira é de 1996, enquanto a segunda é de 2003), chega com a previsão de ampliar consideravelmente o percentual do público feminino do modelo, de 25% para 40% dos consumidores. A própria Audi se adianta e afirma que esse é o mais importante lançamento da marca neste ano no Brasil.
Com quatro portas e bom espaço para bagagem em seu segmento, o modelo "emagreceu" lançando mão da tecnologia Ultra de construção leve. Os motores procuram ser eficientes, sem perder de vista a esportividade. No caso do novo motor 1.4 TFSI, que agora também é feito em bloco de alumínio, o peso é de apenas 107 kg – 21 kg a menos que seu antecessor. São 122 cv de potência.
Seu câmbio é S tronic de dupla embreagem. Assim ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge velocidade máxima de 203 km/h. O consumo de combustível combinado é de 18,86 km/l, segundo a Audi.
O outro propulsor é o 1.8 TFSI a gasolina, que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto, além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas. São 180 cv de potência, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e chegar à máxima de 232 km/h. O consumo médio é de 17,85 km/l. Também traz transmissão S tronic.
Na versão de entrada, o A3 Sportback 1.4, o preço sugerido é de R$ 94.700. O 1.8 sai por R$ 124.300. A previsão é vender 1.500 unidades por ano. A marca diz que pretende expandir rapidamente a gama de motores para o A3 Sportback, incluindo um modelo S de alta eficiência e baixas emissões, além da opção de um motor a gás e um veículo híbrido e-tron, em 2014. Só não se sabe se todos virão para o Brasil.
Em relação ao antecessor, o novo A3 Sportback é mais longo e espaçoso. Mede 4,31 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,43 m de altura. A distância entre-eixos cresceu 58 milímetros e agora é de 2,64 m. Em relação a versão de duas portas Sport, o Sportback tem 35 milímetros a mais de entre-eixos.
Seu compartimento de bagagem oferece 380 litros de capacidade na configuração básica e 1.220 litros com os bancos rebaixados. O piso do porta-malas pode ser colocado em dois níveis – os suportes são demarcados com pequenas lâmpadas de LED.
Dentro a atração é a unidade de comando central (MMI Navigation Plus) com MMI Touch). Tem painel de controle táctil integrado e botão de pressão e rotativo para acesso mais intuitivo às funções. O sistema oferece ao motorista uma maneira inteligente de controlar as funções de navegação e do telefone, além de permitir "escrever" letras ou números (em vez de digitar) com um simples toque e movimento do dedo. A tela colorida de sete polegadas, que se eleva eletricamente, apresenta todas as informações.
Um botão para o freio de estacionamento eletromecânico substitui a alavanca de mão – outra solução herdada de modelos maiores. O volante, dependendo da versão, pode ter três ou quatro raios, teclas multifuncionais e shift-paddles (borboletas na coluna para a troca de marchas).
Comando permite "desenhar" letras com o dedo
Na estrada fez falta o controlador de velocidade. Segundo a Audi, havia opção ou pelo item ou pelo banco elétrico do motorista. Foi escolhida esta última alternativa, uma vez que o controlador pode ser instalado como acessório nas concessionárias da marca.
Por fora, na dianteira, ainda há o tradicional "bocão", cujo conjunto é complementado pelos faróis estreitos de xenônio, com luzes diurnas em LED contínuos (isso mesmo, não é mais pontilhado) e ajuste automático de altura. Na traseira há luzes bipartidas, disponíveis com tecnologia LED, em combinação com os faróis.
Há 12 opções de cor: branco amalfi, preto brilhante, vermelho brilhante, marrom beluga, cinza dakota, prata gelo, branco geleira, cinza molção, azul skuba, vermelho shiraz, vermelho misano e preto fantasma. Independentemente das cores externas, o interior das duas versões pode ser contrastado com combinações nas cores prata e preto nos assentos.