terça-feira, 30 de julho de 2013

BMW apresenta oficialmente o i3, primeiro elétrico puro da marca


A BMW está apresentando hoje, em três capitais de importância global, ao mesmo tempo e com ´streaming` ao vivo via internet, o novo modelo i3, primeiro elétrico puro da BMW, que tem como objetivo mudar totalmente a maneira de ver a mobilidade sustentável.
A montadora informa que a versão de rua do i3 contará com um motor elétrico de 170 cavalos e 250 Nm de torque. Com esse propulsor, segundo a BMW, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundo e alcançar velocidade máxima, limitada, de 150 km/h. O tempo de retomada de velocidade, de 80 km/h até 120 km/h em apenas 5 segundos, é quase o mesmo de um compacto esportivo.
A autonomia, no modo mais econômico, permite rodar até 200 quilômetros entre uma recarga e outra. O carro pesa 1.195 quilos, dos quais 230 kg são da bateria de 22 kWh, que pode ser recarregada em até 80% de sua carga total em 30 minutos, o que significa 160 quilômetros de autonomia elétrica.
Para quem roda de vez em quando além do entorno urbano e quer um pouco mais de autonomia, o i3 terá uma versão de autonomia estendida, que incorpora um motor de combustão a gasolina, de 34 cavalos, que oferece 160 quilômetros extras para percorrer graças a um depósito de apenas nove litros de combustível. No total, a BMW afirma que o modelo pode percorrer um total de 300 quilômetros usando a bateria e o combustível.
Como já foi divulgado, a principal estrutura do i3 é um monobloco em composite de fibra de carbono, aliado a subestruturas de alumínio. O carro se assenta sobre rodas de 19 polegadas, calçadas com pneus especiais de baixo atrito, nas medidas 155/70 R19.
A BMW informa que o comportamento dinâmico do i3 será ´típico` de qualquer outro BMW, com divisão perfeita de peso de 50/50 entre a frente e a traseira, baixo centro de gravidade e tração traseira como principais características de desempenho.

Esteticamente, pelas fotos, chama a atenção o aspecto compacto do modelo e as portas que se abrem para lados opostos. Inicialmente especulou-se que o i3 seria comercializado com preços sugeridos de 40 mil euros, mas mais recentemente fala-se em valores próximos aos de um Nissan Leaf, ou seja, próximo aos 25 mil euros. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...