A temperatura baixou em boa parte do Brasil e, por conta, do frio alguns cuidados com o veículo devem ser redobrados. Para prevenir preocupações nesta época do ano, aqui vão algumas dicas a respeito de itens que merecem mais atenção durante o inverno:
+ Pneus - A pressão dos pneus diminui junto com a queda de temperatura, por isso é importante verificá-la nos dias mais frios. Lembre-se, pneus com a calibração correta ajudam a favorecem a economia de combustível e duram mais.
+ Velas - A vela de ignição é um elemento muito importante para a produção de faíscas que desenvolvem a combustão do motor. Como nos dias frios o propulsor tem mais dificuldade na hora da partida, se as velas estiverem muito desgastadas, o momento de ligar o propulsor será mais complicado. A manutenção preventiva garante o bom funcionamento da ignição do motor. A maioria dos manuais recomenda a troca do conjunto de velas a cada 10 mil quilômetros rodados. No entanto elas podem até ser trocadas antes se apresentarem sinais (como falhas no momento da partida) que dificultam a vida do motorista. Os cabos também merecem o mesmo cuidado.
+ Bateria - O frio intenso diminui a expectativa de vida da bateria. Por isso, vale ficar atento para o momento de trocar o componente, que deve ser substituído a cada dois anos e meio, dependendo do automóvel. Baterias mais velhas também são as maiores responsáveis no atraso para sair da garagem, afinal quanto menos carga elétrica for gerada, menos energia o motor terá para funcionar, resultando em giros mais lentos e forçados. Mas não se esqueça que a insistência ao acionar a chave de ignição pode descarregar a bateria.
+ Motores a gasolina - A gasolina tem tendência a evaporar menos quando está frio e a sua queima fica mais "difícil" no inverno. É preciso ter paciência, pois as temperaturas mais baixas deixam ainda mais lento o processo de combustão.
+ Motores flex - O grande problema do etanol é que a partida do motor a frio é mais difícil que nos modelos que funcionam apenas a gasolina. Para quem usa esse tipo de carro é importante ficar atento à manutenção do reservatório de gasolina que envia o derivado de petróleo para a ignição do motor em caso de temperaturas abaixo dos 14°C. É necessário manter o tanquinho de partida a frio sempre abastecido com gasolina nova e de boa qualidade para não danificar a linha de combustível e manter a eficiência da ignição. O ideal é trocar o combustível do sistema a cada 90 dias
+ Na lataria - Se o carro ficar exposto à geada não se deve utilizar objetos pontiagudos ou abrasivos para retirar o gelo acumulado, pois poderá riscar ou ainda remover a pintura do carro. Jogar água fria sobre o veículo é o suficiente para derreter a camada de gelo
+ Pneus - A pressão dos pneus diminui junto com a queda de temperatura, por isso é importante verificá-la nos dias mais frios. Lembre-se, pneus com a calibração correta ajudam a favorecem a economia de combustível e duram mais.
+ Velas - A vela de ignição é um elemento muito importante para a produção de faíscas que desenvolvem a combustão do motor. Como nos dias frios o propulsor tem mais dificuldade na hora da partida, se as velas estiverem muito desgastadas, o momento de ligar o propulsor será mais complicado. A manutenção preventiva garante o bom funcionamento da ignição do motor. A maioria dos manuais recomenda a troca do conjunto de velas a cada 10 mil quilômetros rodados. No entanto elas podem até ser trocadas antes se apresentarem sinais (como falhas no momento da partida) que dificultam a vida do motorista. Os cabos também merecem o mesmo cuidado.
+ Bateria - O frio intenso diminui a expectativa de vida da bateria. Por isso, vale ficar atento para o momento de trocar o componente, que deve ser substituído a cada dois anos e meio, dependendo do automóvel. Baterias mais velhas também são as maiores responsáveis no atraso para sair da garagem, afinal quanto menos carga elétrica for gerada, menos energia o motor terá para funcionar, resultando em giros mais lentos e forçados. Mas não se esqueça que a insistência ao acionar a chave de ignição pode descarregar a bateria.
+ Motores a gasolina - A gasolina tem tendência a evaporar menos quando está frio e a sua queima fica mais "difícil" no inverno. É preciso ter paciência, pois as temperaturas mais baixas deixam ainda mais lento o processo de combustão.
+ Motores flex - O grande problema do etanol é que a partida do motor a frio é mais difícil que nos modelos que funcionam apenas a gasolina. Para quem usa esse tipo de carro é importante ficar atento à manutenção do reservatório de gasolina que envia o derivado de petróleo para a ignição do motor em caso de temperaturas abaixo dos 14°C. É necessário manter o tanquinho de partida a frio sempre abastecido com gasolina nova e de boa qualidade para não danificar a linha de combustível e manter a eficiência da ignição. O ideal é trocar o combustível do sistema a cada 90 dias
+ Na lataria - Se o carro ficar exposto à geada não se deve utilizar objetos pontiagudos ou abrasivos para retirar o gelo acumulado, pois poderá riscar ou ainda remover a pintura do carro. Jogar água fria sobre o veículo é o suficiente para derreter a camada de gelo