Primeira colocada no mercado mundial de automóveis, a China ultrapassou no primeiro semestre a marca de 9 milhões de carros vendidos, com crescimento de 18,4% em relação ao mesmo período de 2012. Mais exatamente, foram 9.293.287 veículos. Em segundo lugar aparecem os Estados Unidos, com aumento de 7,6% (7.826.706), e o Japão, na terceira colocação, com queda de 8,1% (2.685.555). |
Com alta de 4,6% nas vendas e um total de 1.707.782 unidades, o Brasil subiu para a quarta posição no ranking. Agora em quinto, a Alemanha registrou queda de 8,1% nas vendas do semestre em relação ao ano anterior. Os dois países pertencentes ao grupo dos Brics, Índia e Rússia, ficaram na sexta e sétima colocação, com reduções de 7,9% e 5,7%, respectivamente.
Invertendo as posições com relação ao primeiro semestre de 2012, a Grã Bretanha subiu para a oitava posição, com crescimento de 10,1%, enquanto a França, ainda sofrendo com a crise econômica, teve queda 10,9% se comparado ao mesmo período do ano passado. O Canadá entrou novamente para a lista dos dez maiores mercados no mundo, deixando a Itália de fora, com aumento de 2,3% nas vendas. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves. O modelo mais vendido no mundo no primeiro semestre de 2013 foi o Ford Focus, com 523.904 unidades. Uma das principais razões é a alta aceitação nos dois maiores mercados, China e Estados Unidos – o novo modelo chega em outubro ao Brasil. Preferido pelos americanos e canadenses, o F-Series foi o segundo veículo mais vendido globalmente se incluída sua categoria. Na terceira colocação está o Hyundai Elantra – conhecido na Coreia como Avante –, com crescimento de 32,3%. Entre as marcas, a Toyota fechou o primeiro semestre na liderança em vendas, apesar de queda de 2,1%. A Volkswagen segue em segundo lugar, com aumento de 8,5% nas vendas. Logo em seguida vêm Ford e Chevrolet, com aumento de 10,5% e 2,5%, respectivamente. |