A Lamborghini mostrou aquele que pode ser o último suspiro do modelo Gallardo. Programada para estrear publicamente no Salão de Frankfurt, em setembro, a versão especial do esportivo foi batizada de Squadra Corse – nome da recém-criada divisão de competição de fabricante. A marca italiana promete que o novo carro é o modelo mais "hardcore" da linha Gallardo e que traz a "emoção das pistas para as ruas". Com veias de corrida, já que é baseado no Gallardo Super Trofeo, o Squadra Corse ostenta um poderoso motor V10 que entrega 570 hp – ou 577 cv. Pesando 1.340 kg, toda a potência é gerenciada pelo câmbio de seis relações, que permite o modelo chegar aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Já a velocidade máxima pode chegar aos 320 km/h.
Esteticamente o Squadra Corse traz algumas influências do seu "irmão" de competição. Alguns componentes são em fibra de carbono, difusor traseiro, rodas de 19 polegadas e um generoso spoiler traseiro adornam o exterior. O destaque fica para as listras nas cores da bandeira da Itália que estão localizadas nas laterais do veículo. Os futuros clientes ainda poderão escolher quatro cores para carroceria: Giallo Midas – amarelo –, Bianco Monocerus – branco –, Grigio Thalasso – cinza – e Rosso Mars – Vermelho. Já as pinças de freio podem ser personalizadas em vermelho, preto ou amarelo. O interior é minimalista. Detalhes em fibra de carbono e acabamentos em couro Alcantara fazem o equilíbrio entre elegância e esportividade.
A Lamborghini já trabalha em um sucessor do Gallardo. Chamado inicialmente de Cabrera, o novo modelo deve ficar para o ano que vem.