Pouco tempo depois de ter apresentado o Golf GTI Cabrio, e cerca de um ano após a apresentação do conceito do Golf R conversível, foi avistada uma unidade de teste daquela que será a versão de produção do Volkswagen Golf R Cabrio. Ao que tudo indica, o carro deverá estrear em breve, uma vez que não há camuflagem e apenas alguns pequenos detalhes o diferenciam da versão atualmente conhecida.
A motorização deverá manter a "marca" do Golf. Enquanto o GTI Cabrio usa um motor 2.0 turbo de 210 cv, o R usará o mesmo motor, mas deverá acrescentar mais 60 cv, para um total de 270 cv de potência (tal como o protótipo de 2011), o que será suficiente para ficar com o título de mais veloz da gama Golf. Os 0-100 km/h serão cumpridos em menos de seis segundo e a velocidade máxima será limitada eletronicamente aos 250 km/h (o GTI Cabrio atinge 237 km/h). O consumo e as emissões deverão ser superiores aos anunciados pelo GTI Cabrio: 7,6 l/100 km e 177 g/km de CO2, ambos em ciclo combinado. Assim como o GTI fechado, este R Cabrio deverá ser oferecido com tração dianteira e sistema XDS de bloqueio do diferencial, podendo ser acoplada ao seu motor uma caixa manual de seis relações, ou uma automática DSG, também com seis velocidades.