A Mini começa a vender o Paceman no Brasil com boa procura pelo modelo. Segundo a fabricante, o primeiro lote de 60 unidades que desembarcou no país já está todo vendido. Mas os planos incluem receber um nova leva todo mês, entre 30 a 40 carros.
Com preço sugerido de R$ 139.950, o novo modelo de duas portas tem apelo mais esportivo que seu parente mais próximo, o Countryman, do qual se diferencia por detalhes como o contorno da grade dianteira alargado, defletores de ar dos para-choques mais salientes e molduras pretas na parte inferior da traseira.
Por enquanto, o Paceman será oferecido na versão Cooper S, equipado com motor 1.6, turbo de 186 cv, câmbio automático sequencial de seis marchas e tração dianteira. A partir do segundo semestre, a marca passará a disponibilizar o modelo All 4, com tração integral. E no início de 2014 será a vez da chegada da versão John Cooper Works, com uma pegada mais esportiva e motor de 211 cv.
Sofisticado, o carrinho de 4,11 metros (30 centímetros maior que um Gol) por 1,78 de largura conta com uma série de dispositivos eletrônicos, como o sistema multimídia Mini Conected, que permite parear o iPhone ou o iPad com o sistema de som e utilizar todos os seus recursos, como acesso aos arquivos de música, fotos e à internet. A marca já trabalha para o sistema ser compatível com outros aparelhos.
Ainda na comparação com o Contryman, o Paceman tem um pouco menos de espaço no porta-malas, que leva 330 litros, ante 350 litros do modelo de quatro portas. Também conta com um overboost (pressão extra do turbo, durante seis segundos), que aparece ao pressionar o pedal do acelerador até o fim do curso. Com isso, o torque máximo passa dos 24,5 kgfm entre 1.600 rpm e 5.000 rpm para 26,5 entre 1.700 rpm e 4.500 rpm.
Bom também é que os comandos dos vidros passaram do console central para o apoio de braço das portas, onde sempre deveriam estar. Confira logo mais a avaliação completa do novo modelo da Mini no Brasil.