A PSA Peugeot Citroën mantém conversas preliminares para vender parte de sua unidade de financiamento para o banco Santander ou para fazer uma fusão da unidade com ativos do banco, disse o Wall Street Journal nesta segunda-feira (22).
Um negócio poderia fazer com que o Santander assumisse a maior parte das necessidades de refinanciamento do Banque PSA Finance e acabaria com a dependência da unidade de 7 bilhões de euros (US$ 9,2 bilhões) em garantias estatais, disse a publicação. Reguladores antitruste da União Europeia estão investigando se as garantias cumprem com as regras relativas aos auxílios estatais e garantem a sua viabilidade no longo prazo.
O Santander poderia assumir metade do Banque PSA em uma das possibilidades, diz a reportagem, acrescentando que acordos com outros bancos para reforçar o acesso do Banque PSA ao refinanciamento em alguns países também estão sendo discutidos.
A montadora teve que negociar um resgate estatal no ano passado para o Banque PSA após uma série de rebaixamentos de ratings de crédito elevarem os custos de empréstimos. A Peugeot não foi encontrada para comentários. O Santander não quis se pronunciar.