Apresentado há alguns dias, o elétrico i3 não só representa uma grande investida da BMW rumo à popularização de veículos ecológicos como promete agilizar e aprimorar os processos de fabricação dentro da marca. De acordo com a montadora, para ser produzido o compacto consome metade do tempo necessário para montar um modelo convencional, como no caso do Série 3.
“Conseguimos construiu um i3 por inteiro em apenas 20 horas, contra 40 horas de um carronormal”, revela Daniel Schaefer, executivo da marca. Esse tempo, segundo Scharfer, corresponde à toda a cadeia produtiva do modelo, que vai desde a modelagem das peças da carroceria e produção de componentes mecânicos e engrenagens, até a saída do carro das linhas de montagem.
Levando em conta que boa parte da estrutura do i3 é composta por fibra de carbono e alumínio, a BMW utiliza métodos de montagem avançados semelhantes aos praticados pelas indústrias aeroespacial, naval e de fabricação de turbinas eólicas, o que confere agilidade na produção.