Os ecochatos o culpam pelos pinguins suados e ursos -polares sem casa, os motoristas choram pelos preços salgados dos combustíveis e os ambientalistas esperneiam pelo petróleo que suja o mar e pela cana-de-açúcar que empobrece o solo. Hoje é difícil ser carro. E é difícil ter carro. O que fazer? A resposta está nas 520 páginas do livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin. O segredo é se adaptar ao ambiente hostil, ser o mais forte, sobreviver, evoluir. Beber menos combustível sem sacrificar preço e desempenho.Essa é uma regra de três complicada de equacionar, mas não impossível.
Por esse motivo, juntamos estes dois espécimes com motor 1.0 para você. O Volkswagen Fox Bluemotion, agora com um novo motor 1.0 de três cilindros, e o Hyundai HB20 são os melhores exemplos no Brasil de uma leva de carros pequenos com motor de três cilindros em linha. Ford, Renault, General Motors, Nissan, Peugeot, Citroën, Honda,Toyota, Smart e Mitsubishi usam essa tecnologia mundo afora. A Fiat até já pulou a onda e partiu para um motor turbo de só dois cilindros. Nessa seleção natural do automóvel, os carros econômicos sobrevivem, você gasta menos e os postos de combustível são extintos igual à Família Dinossauro. Ok, talvez essa última parte seja exagerada.
1 é pouco, 2 é bom, 3 é demais
Ao falar de modernos motores três cilindros em hatches de entrada, o Kia Picantochegou antes deles ao Brasil, é verdade. Porém, nunca decolou em vendas. Desembarcou em 2011 com a nova geração, mas tropeçou no meio da crise do IPI elevado para importados. Com o Hyundai nacional, que usa o mesmo motor três cilindros do Kia, a história é diferente.
Os HB20 não param no estoque. Já a linha Bluemotion não é campeã de vendas no portfólio da Volkswagen do Brasil. Porém, este Fox é só um prelúdio. O novo motor EA211 de três cilindros vai ser incorporado gradativamente a toda linha Gol eVoyage. Além, é claro, de equipar o supercompacto Up, que chega às lojas no final deste ano. Por ora, VW garante que o motor 1.0 quatro cilindros não sai de linha, continuará sob o capô de Gol, Voyage e do próprio Fox de entrada.
Há tanto para falar do EA211 que vamos falar só dele no final desse comparativo. Sim, são muitos detalhes técnicos, mas somos Viciados em Carro e adoramos isso. Além do novo motor, o Fox Bluemotion estreia direção eletro-hidráulica. Um pequeno motor elétrico pressuriza o sistema em vez de uma bomba ligada ao três cilindros, o que rouba 3% menos energia. Os pneus verdes são mais estreitos e têm 35% menos resistência à rolagem do que um pneu comum. Isso é possível pela sílica mais abundante no composto, além da pressão maior na calibragem. O Fox 1.0 de quatro cilindros usa 29 psi na dianteira e 28 psi na traseira. O Bluemotion usa 36 e 34, respectivamente. Portanto, o VW desperdiça menos energia nos sapatos.
O fenótipo do Bluemotion o destaca do Fox comum e também ajuda na aerodinâmica. A grade mais cerrada em preto brilhante e o spoiler na traseira melhoram o coeficiente aerodinâmico de 0,35 para 0,33. Os pneus esguios diminuem a área frontal. Com isso, o VW corta melhor o ar e escapa dos concorrentes. Para chegar ao ápice da eficiência, siga as orientações do indicador digital de consumo instantâneo e os conselhos do indicador de trocas de marcha.
Além deles, o Fox traz de série como destaques a direção eletro-hidráulica, ABS e duplo air bag. Os bancos contam com revestimento em tecido azul exclusivo, a soleira tem aplicações Bluemotion e o painel usa cor azulada bem sutil. Um pacote interessante por cerca de R$ 32.500 pela versão duas portas e R$ 34 mil pela quatro portas. Sem mencionar o impressionante consumo médio 16,3 km/l com etanol. Agora, será que tudo isso faz do Fox Bluemotion um predador de HB20? Bem, isso é outra história.
Entro no Bluemotion e a vida aqui parece igual à de um Fox comum. Viro a chave e o três cilindros acorda, a vibração nos bancos, cabine e volatnte ficam no limite do aceitável. O VW recebeu reforços no isolamento acústico e silenciadores maiores no escape já que os motores tricilíndricos têm a tendência de vibrarem mais e de serem barulhentos. Mesmo assim, nossas medições mostraram que o Bluemotion produz mais ruído que o Hyundai. O timbre do EA211 é áspero, mas não incomoda. De olhos fechados, parece o som de um quatro em linha.
Abastecido com etanol o VW tem fôlego em baixas rotações. Mesmo com as relações de marchas 10% mais longas do que no Fox quatro cilindros, o Bluemotion retoma velocidade mais rápido que o Hyundai na cidade. É um carro esperto, nem parece uma versão focada em economia. E o que falar do consumo? O Fox devorou o coreano. Pela primeira vez há um carro realmente econômico no mercado com preço interessante. O Volkswagen só não levou a melhor neste comparativo porque oHB20 tem um conjunto melhor. Mas foi por pouco. Porém, quando o EA211 chegar ao resto da linha VW, a coisa pode ficar feia para a família HB.“A suspensão foi calibrada para manter os níveis de conforto e condução do Fox”, explica José Loureiro o gerente executivo de desenvolvimento de produto daVW. O objetivo foi alcançado, o hatch mantém a pegada característica. Isso é bom para não desacostumar os clientes, só que não muda o fato de que o Fox não é o carro mais divertido de andar rápido. Já o câmbio MQ200 ainda é a referência no segmento, com engates curtos e precisos. É como o Crocodilo do Nilo, que desde a época dos dinossauros está firme e forte na cadeia alimentar.
A Hyundai pode ter sido a primeira a colocar um moderno motor três cilindros num carro popular no Brasil. Porém, no quesito economia de combustível quem evoluiu mesmo foi a Volkswagen. O consumo do HB20 está dentro da média de carros com motor 1.0 de quatro cilindros em linha, mas os alemães mostraram que a história pode ser diferente. Bem diferente e sem abrir mão de desempenho. Além disso, o Fox já dispensa o tanquinho de gasolina para partida a frio, e o Hyundai ainda precisa do equipamento. Mas o HB20 mostrou qualidades em vários quesitos e não ficou muito para trás no restante. Foi computando pontos e no final levou vantagem sobre o Bluemotion. Hoje, ele é o mais bem adaptado ao hostil ambiente do mercado brasileiro.
O preço foi o primeiro diferencial nesse embate. O coreano na versão básica é mais barato que o Fox e, para melhorar a história se o assunto é garantia a Hyundaioferece cinco anos de tranquilidade, a Volkswagen mostra que ainda está na era pré-histórica com apenas um ano de cobertura. Já passou da hora de a VW rever isso.
Pé fundo no acelerador, que beleza é acelerar o Kappa 1.0. Os giros sobem com uma sinfonia mais afinada que a do Fox. Isso não conta nota de ruído no nosso comparativo, mas melhora a experiência ao volante. Quem disse que precisa de um motorzão para fazer um som de respeito? Os engates do câmbio manual têm precisão equivalente ao usado pela VW. Parece até que os engenheiros usaram os mesmos genes da Volkswagen na hora de desenvolver a transmissão do Hyundai.O projeto mais moderno do HB20 o destaca dentro da fauna dos hatches. O conforto para o motorista é melhor que o do Fox. Mesmo menor, ele consegue espaço equivalente ao do VW no banco de trás, tanto para as pernas quanto para os ombros. O HB20combina design inusitado, bons materiais e qualidade de construção. O desenho da carroceria é vincado, cheio de jogos de luz e sombra. Havia o risco doHB20, com essa combinação de linhas, ficar tão gracioso quanto um ornitorrinco. Porém, o resultado agradou muito. Tanto que há filas para levar um deles para casa. Com tais credenciais, em 2013 o HB20venceu os nossos prêmios 10 Best e Compra Certa. É um baita currículo, não é?
Seleção natural
A suspensão do HB20 está em seu habitat no asfalto brasileiro. Mas há um certo sofrimento quando você encara buracos com dois adultos no banco de trás. Já na hora de ser um pouco mais ousado nas manobras, o Hyundai perde o rebolado. Um acerto com menos rolagem de carroceria deixaria o coreano pronto para dar o bote em qualquer concorrente. Aqui, o Fox leva ligeira vantagem.
A teoria da seleção natural diz, resumidamente, que o mais adaptado ao ambiente sobrevive. Essa filtragem molda os genes que dão continuidade à espécie. O HB20mostrou que tem o melhor código genético. Bom preço, qualidade de materiais, desempenho satisfatório e design cativante. Porém, as qualidades do motor EA211 mostram que a VW vai iniciar uma evolução. Economia de combustível sem abrir mão de desempenho. A Ford vai fazer, em breve, o mesmo com o Ka com motor três cilindros. Este é o começo de uma nova espécie circulando no Brasil. Vamos batizá-la de Tricilindris Economicus Brasilis.