A BMW anuncia apenas agora que a nova geração do utilitário esportivo X5 começou a ser fabricada na unidade de produção em Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA). O modelo anterior saiu de linha em 28 de junho, com 728.107 unidades fabricadas, tornando-se o modelo mais vendido dos últimos 20 anos que saiu da linha de montagem norte-americana. O primeiro carro da nova geração do X5 foi entregue a um concessionário na Europa. No Brasil, o novo X5 deverá começar a ser vendido apenas em meados do ano que vem.
No topo da linha temos o xDrive50i, com motor V8 TwinPower Turbo, de 445 cv e 66,3 mkgf de torque e que começa a ser vendido por US$ 68.200 (R$ 151 mil). Como o diesel está ficando popular nos Estados Unidos, a BMW também oferece o modeloxDrive35d e seu motor 3.0 de 255 cv e 57 mkgf de torque, por US$ 56.600 (R$ 125.369). Todos as versões vêm com transmissão automática ZF de oito marchas. Os modelos a gasolina chegam ao mercado norte-americano no fim do ano e as a diesel no início de 2014.O novo BMW X5 já tem preços divulgados nos Estados Unidos. Por lá, o SUV chega a partir de US$ 52.800 (R$ 116.952), preço da versão básica sDrive35i, o primeiro X5 de tração traseira e equipado com motor 3.0 TwinPower Turbo, de seis cilindros, 300 cv de potência e 27,6 mkgf de torque. Acima dele está o xDrive35i, que tem tração integral e uma etiqueta de US$ 55.100 (R$ 122 mil).
Nesta nova geração, as principais alterações na frente ficam por conta das entradas mais largas da grade dianteira e dos faróis maiores e mais compridos, cobertos por lentes de policarbonato. Na traseira, as lanternas reestilizadas seguem o mesmo padrão dos lançamentos mais recentes. E no interior um dos destaques é a segunda fileira de bancos, que agora pode ser rebatida na proporção 40:20:40. Além disso, o espaço no porta-malas aumentou 7%, podendo levar entre 650 a 1.870 litros.
Na comparação com o X5 anterior, a linha 2014 ficou com 2,9 centímetros a mais de comprimento (4,9 metros), 1,4 cm a menos de altura (1,76 m) e ganhou 0,5 cm de largura (1,94 m). A distância entre-eixos de 2,93 m continua a mesma. Mas apesar de estar um pouco maior, o novo SUV da BMW passa a ter 90 kg a menos de peso.