Para o Salão de Genebra, em março do ano que vem, a Mercedes-Benz prepara o lançamento da próxima geração do Classe C, o carro que sozinho representa quase um terço das vendas mundiais da marca alemã. Projetamos as linhas do sedã baseado em fotos de flagras do modelo em testes na Alemanha. O design exibirá elementos do CLA, o recém-lançado cupê de quatro portas, e do novo Classe S, que acaba de ser atualizado.
Mais caroO novo Classe C será o primeiro modelo da Mercedes a usar a nova plataforma modular de tração traseira, chamada MRA. Ele estreia também um novo sistema de tração integral 4Matic que pode ser instalados em modelos de direção à direita.
A adoção da nova plataforma fará o Classe C crescer. Segundo fontes ligadas à fábrica, ele terá 4,70 m de comprimento e 1,81 m de largura. O entre-eixos passará dos atuais 2,76 m para 2,82 m. O porta-malas de 485 litros ganha 10 litros de capacidade. "O espaço interno é um dos pontos que o cliente mais reclama", afirma a fonte. "E o papel de sedã de entrada da marca passa a ser do CLA." A tendência é que o novo C seja um pouco mais caro que o atual para abrir espaço ao CLA. Hoje, no Brasil, o preço do Classe C parte de R$ 121.900.
O Mercedes Classe C 2014 será equipado de série com Start&Stop e freios regenerativos, além de amortecimento dinâmico, alerta de colisão, alerta de mudança de faixas, frenagem automática, sistema multimídia com internet, entre outros.
Serão usados motores compactos de quatro cilindros, além de 2.0 Turbo de 184 cv e V6 3.0 twin-turbo com 330 cv. A versão AMG terá um V8 4.0 twin-turbo, enquanto a diesel deverá centrar-se no velho 2.0, cujas potências ficarão entre 120 cv e 220 cv. Na Europa, ele será oferecido nas carrocerias sedã, perua, cupê e conversível. De acordo com o cronograma da filial brasileira, o novo Classe C chega ao País em março de 2014.