quinta-feira, 14 de março de 2013

Estreantes, Hyundai e Toyota tiram mercado de Fiat e Volks




Não chega a ser ameaçadora, mas a chegada de novas marcas no segmento de hatches compactos, o mais volumoso do Brasil, já causa estragos nas líderes do mercado, a Fiat e a Volkswagen. Levantamento exclusivo do iGmostra que a Toyota e, sobretudo, a Hyundai, tiraram juntas mais que 5% das vendas das duas montadoras do grupo “tradicional”, que estão no País há pelo menos 30 anos.
Parece pouco, mas equivale a mais de 10 mil carros que deixaram de ser vendidos pelas duas caso elas mantivessem a mesma participação de mercado do 1º trimestre de 2012. Fiat e VWdetinham no ano passado 30% e 26% dos emplacamentos de hatches pequenos e agora respondem por 27,5% e 24% desse segmento (veja gráfico abaixo). Enquanto isso, a Toyota beira os 2% das vendas e a Hyundai, a marca que efetivamente chacoalhou o mercado, já acumula 8,4% das vendas desse tipo de veículo.
O que impressiona nesse movimento inédito no mercado brasileiro é o fato das novas marcas não atuarem na “banda popular” dessa categoria, ou seja, não têm versões sendo oferecidas por menos R$ 30 mil – o HB20, por exemplo, sai por mais de R$ 33 mil na versão de entrada.



Por falar no hatch da Hyundai, ele já é o 4º automóvel mais vendido do Brasil em 2013. Só perde para o GolPalio e Uno, mas está muito próximo dos dois modelos da Fiat. A marca sul-coreana só não os superou por não ter capacidade de produção para dar conta da demanda. A previsão, antes do lançamento do modelo era de emplacar 9 mil HB20 por mês em média, mas já foram vendidos até o começo de março cerca de 25 mil unidades: “só não vendemos mais porque nossos fornecedores não estão dando conta”, disse ao iG um executivo da marca durante o lançamento da versão sedã, HB20S. “Estamos trazendo pneus da Coreia em lugar do produto nacional, que está em falta”, completou.
Chevrolet reverte perda
Outra marca que já pode comemorar é a Chevrolet. Depois de passar 2012 lançando diversos produtos, a fabricante americana começa a colher os resultados, sobretudo com a ótima receptividade do hatch Onix, que assumiu o espaço deixado pelo Corsa. O novo modelo é o 5º automóvel mais vendido do Brasil, compensando a queda nas vendas de outros Chevrolet como o Celta e o Agile. Com isso, a montadora conseguiu ver sua participação nessa categoria subir de 15,4% para 16,6% entre 2012 e 2013.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...