quinta-feira, 25 de julho de 2013

Conheça os Papamóveis mais emblemáticos da história

Conheça os Papamóveis mais emblemáticos da história


Estar à frente de uma das instituições mais poderosas do mundo é uma atividade como poucas outras. Ainda mais quando se trata da Igreja Católica, que tem o maior número de fiéis espalhados por todos os continentes. É o que precisa administrar o Papa Francisco, além da função paralela de Chefe de Estado. No entanto, apesar de tantas atribuições, em poucos meses após sua eleição, o religioso já é considerado uma das figuras mais carismáticas e queridas por onde quer que passe.

E uma prova de toda a comoção que o 266º Papa da Igreja Católica pode causar em seus fiéis pode ser vista atualmente durante a Jornada Mundial da Juventude, que está sendo realizada no Rio de Janeiro e tem atraído milhões de pessoas de mais de 120 países. E como todo grande evento envolvendo uma autoridade desse porte exige, é montado um forte esquema de segurança, que conta com o auxílio dos famosos Papamóveis, veículos blindados que servem de ‘palco ambulante’ para que o Sumo Pontífice saúde a população sem correr qualquer risco.

MotorDream, junto com o parceiro editorial AutoCosmos, do México, selecionou os dez Papamóveis mais emblemáticos de todos os tempos. E diversas marcas já serviram a santidade máxima da Igreja Católica, como a Mercedes-Benz, Renault, Peugeot, Citroën e Fiat, e não são apenas carros, tem até caminhão. Confira as fotos e saiba um pouco sobre cada veículo. 

Mercedes-Benz 300D Landaulet



Este belo exemplar foi o Papamóvel João XXIII, na Alemanha em 1960, cerca de trinta anos após o último veículo ter sido fornecido pela Mercedes ao Vaticano.  modelo tinha transmissão automática 300D Landaulet e possuía uma distância entre eixos alongada quase dois metros, além de um grande teto removível, trono central, rádio e ar condicionado. 

Citroën C6 Lictoria Sex



Talvez esse não seja o melhor nome para um papamóvel, mas "Lictoria Sex" significa "seis", para representar o número de guardas que protegeriam o carro do Papa Pio XI.Este modelo de 1930 possuía um motor de seis cilindros que proporcionava uma saída de 2.4 litros de 42 cv e poderia atingir uma velocidade máxima de 105 Km / h. O Citroën C6 Lictoria Sex tinha várias decorações em ouro, uma figura do Espírito Santo embutido no teto, um trono, porta Bíblia e uma representação de São Cristóvão carregando o menino Jesus. Este exemplo primoroso da indústria francesa ainda pode ser visto nos Museus do Vaticano. 

Mercedes-Benz Nürburg 460




Em 1930, a empresa alemã doou um Nürburg 460 Pullman Saloon ao então Papa Pio XI, que o elogiou proclamando-o como "uma obra-prima da engenharia moderna." A Mercedes foi a primeira a servir o Papa um veículo oficial, embora Pio XI já utilizava um modelo da marca em passeios pequenos. Ele tinha um corpo modificado, um trono no centro e uma escultura de San Cristobal. 

Lehmann-Peterson Lincoln Continental




Quando Paulo VI visitou Nova York em 1965, ele fez isso com muito estilo, a bordo de um Lincoln. O mesmo modelo, em 1968, também serviu de Papamóvel para a visita do Papa a Colômbia . O veículo tinha teto baixo e era bastante comprido e imponente, chamando atenção por onde passava. 

Seat Panda



Talvez um dos menores papamóviles que existiram e, certamente, um dos que menos demostrou ostentação. O SEAT Panda é bastante popular na Espanha, onde Papa João Paulo II foi recebido em 1982. Uma das principais características deste veículo é que ele tinha uma armadura e também uma alça para que o Papa pudesse se equilibrar ao saudar a multidão.

AutoBus DINA modificado



Em janeiro de 1999, João Paulo II fez sua quarta visita ao México e a marca de veículos pesados DINA, presenteou o Papa com um ônibus que possuía um grande painel central e uma grande poltrona adaptada. Atualmente o veículo está em exibição na praça da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México.

FIAT Campagnola



Este modesto SUV era o favorito de Carol Wojtyla em suas caminhadas no Vaticano e, ao mesmo tempo, o terror de sua guarda de segurança devido à falta de um vidro blindado. E todo o cuidado para os seguranças era pouco, já que esse veículo é o mesmo utilizado no famoso atentado que o Papa João Paulo II sofreu em 13 de maio de 1981 na Praça de São Pedro. A partir daí, todos os Papamóviles passaram a ser blindados, embora, por vezes, este foi novamente usado pelo Papa João Paulo II na Praça de São Pedro sem proteção.

Mercedes-Benz G500



Em 2007, a Mercedes-Benz deu ao então Papa Bento XVI uma Classe G  especial, com um motor a gasolina de 5.5 litros V8, capaz de entregar até 388 cv de potência para as quatro rodas. E esses modelos estão disponíveis atualmente para o papa Francisco, no Brasil. Eles possuem 4,21m de comprimento, 1,76m de largura e 1,94m de altura. A montadora fornece veículos para a Igreja Católica há mais de 80 anos, passando a ser tradição no Vaticano.

Leyland Motors Truck



Em 1982, João Paulo II visitou as ilhas da Grã-Bretanha a bordo de um caminhão Papamóvel. O veículo era da marca inglesa Leyland e pesava 24.000 kg. O Caminhão tanque foi utilizado por motivos de segurança, já que essa visita foi apenas um ano após a santidade sofrer o ataque por tiro. Outra qualidade notável deste carro é que foi leiloado em 2006 por US$ 70.000.

Peugeot 504

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