Fiat prepara o sucessor do veteraníssimo Fiorino, lançado originalmente em 1988, sobre a base do atual Mille. A mudança tem suas razões. A antiga plataforma do Unonão está em condições de cumprir com a norma que exigirá duplo air bag frontal e freios ABS de série em todos os carros vendidos no Brasil e Argentina a partir de 1º de janeiro de 2014.

"Estava colocando gasolina e preparando o carro para viajar para Buenos Aires em um posto Shell, por volta das 18h30 do dia 18 de julho último, quando apareceu para reabastecer um
 Fiorino totalmente camuflado", disse o leitor de Argentina Autoblog., Lucas Hovsepian.Por isso, tanto o Mille como o Fiorino deixarão de serem vendidos em mais alguns meses. A segunda geração do utilitário será lançada em pouco tempo com estilo inspirado no novo Uno, de acordo com que mostram as fotos feitas em Rosario (Argentina) por um paparazzo do site Argentina Autoblog, parceiro de C/D.
"Era igual ao que publicaram em 10 de dezembro de 2012, quando o carro foi visto no Brasil. A diferença é que é que o carro que vi parecia estar com o compartimento de carga pronto, pelo o que pude perceber pelas lanternas traseiras elevadas e pela leve curvatura que se vê nos para-lamas traseiros. Parece que o carro vai ser um pouco mais estiloso, não tão quadrado quanto o Fiorino atual. Não tenho fotos do interior, mas posso dizer que também estava completamente camuflado, não se via nada", completou o leitor.
Curiosamente, a base do novo Fiorino não será a mesma do novo Uno. O renovado utilitário vai usar uma plataforma adaptada, com uma série de componentes da picape Strada, como a suspensão traseira com eixo rígiro e outros itens feitos na fábrica daFiat em Betim (MG).
Apesar da camuflagem, as imagens permitem confirmar que o estilo do novo Fiorinoserá bem parecido com o do novo Uno. O espaço para carga terá painéis de fibra de vidro e vai comportar maior volume de carga que o modelo atual. Por isso, o novoFiorino deverá ter motor mais forte. O atual Fire 1.4 de 68 cv deicará lugar para o 1.4 Fire Evo de 85 cv.