A Mini não irá levar a nova geração do Cooper para o Salão de Frankfurt. Apesar do carro já ter sido flagrado sem nenhum disfarce, a marca britânica confirmou que o modelo será apresentado no dia 18 de novembro na fábrica da Mini em Oxford, no Reino Unido. A data presta uma homenagem ao Sir Alexander Arnold Constantine Issigonis, criador do primeiro Mini e que nasceu em 18 de novembro de 1906. Além de especificar a data, a fabricante soltou um teaser do carro totalmente coberto. Após a exibição pública, a nova geração do Mini Cooper será levada para os Salões de Tóquio e Los Angeles.
O novo modelo britânico adota o estilo antecipado pelo conceito Rocketman. A parte dianteira está renovada e mais moderna. O compacto ganhou novos farois, para-choques e luzes diurnas de led. Já a entrada de ar no capô está menos pronunciada. Na traseira, as lanternas estão maiores.
O carro também mostra proporções mais avantajadas que a versão antecessora. A plataforma é a UKL, usada em diversos carros da BMW – marca que controla a Mini. A fabricante britânica ainda não confirmou nenhuma informação, mas especula-se que o veículo continue a usar o motor 1.6 turbo. A novidade poderia ser a adição de um propulsor três cilindros 1.5 litro à gama. No interior do novo Cooper S está prevista uma grande mudança, como o velocímetro central que será removido e substituído por um painel de instrumentos mais tradicional.